A Paleontologia é a ciência que estuda os organismos que habitaram a terra analisando restos ou marcas deixadas por eles que foram conservados ao longo do tempo em sedimentos, os chamados fósseis. Os fósseis permitem uma melhor compreensão sobre a história evolutiva da terra, possibilitando a datação de tempos geológicos e fornecendo dados para o conhecimento da evolução dos seres vivos no decorrer do tempo.
Os registros fósseis contem inúmeros vestígios fossilizados como ovos, pegadas, organismos inteiros ou partes dele, fezes dentre outros elementos biológicos. Esses registros permitem a melhor compreensão da relação entre os organismos e o meio em que habitaram na época em que viveram. É a partir do estudo dos fósseis que a biologia, através de suas diversas áreas como a genética, botânica e outras, consegue identificar a evolução das variadas espécies e após identificá-las pode reconstituir o ecossistema em que elas viveram e como elas viveram. Um exemplo disso pode ser visto da seguinte forma: Um pesquisador, ao encontrar um fóssil animal em perfeito estado (congelado), pode descobrir o tipo de alimentação deste e, a partir disso caracterizar peculiaridades do habitat desse animal como plantas ou pequenos animais que serviram como presa, além disso, através das características físicas também é possível identificar características abióticas.
Entretanto, pode-se se dizer que há um interdependência entre a Paleontologia e a biologia, já que a primeira também depende da segunda, pois precisa buscar nela subsídios para melhor compreender os restos de organismos vivos.